Geografia - Brasil
Fusos Horários
1º: encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.
2º: encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich. Fazem parte as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.
3º: encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.
4º: encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.
Fronteiras Terrestres
Por sua grande extensão territorial, o Brasil faz fronteira com quase todos os páises sul-americanos, menos o Chile e o Equador.
Fronteiras Marinhas
O 7.367 km de fronteiras marítimas brasileiras estendem-se desde a foz do rio Oiapoque, entre a Guiana Francesa e o Amapá, até a barra do arroio Chuí, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
Paralelos: Linha do Equador e Trópico de Capricórnio
Graduação
Latitude: 23º 32' 51" Sul
Longitude: 46º 38' 10" Oeste
Principais Ilhas
Fluviais
A Ilha do Bananal, no estado brasileiro do Tocantins, é considerada a maior ilha FLUVIAL do mundo.
A Ilha de Marajó, no estado brasileiro do Pará, é a maior ilha FLUVIOMARINHA do mundo.
Oceânicas
Itamaracá (PE), Grande (RJ), São Sebastião (SP) e Santa Catarina (SC).
Oceânicas (distantes do litoral)
Arquipélago de Fernando de Noronha, ilhas de Trindade e Martim Vaz, rochedo de São Pedro e São Paulo, atol das Rocas e o arquipélago de Abrolhos.
Pontos Extremos
Setentrional (Norte): fica no estado de Roraima, na nascente do rio Ailã (monte Caburaí), fronteira com a Guiana
Meridional (Sul): ”fica