Geodesia
∆s= So33.R2 ∆s= 50³3.6370² = 0.001 Km = 1 m
2. Faça um breve relato sobre a “Terra como um Elipsóide” e mencione os elipsóides adotados pelo SIG-IBGE.
Elipsóide é a superfície de referência geodésica – elipsóide de referência. É um modelo com forma e dimensão próximas da forma real da Terra, destinado a estabelecer, com razoável exatidão, as posições relativas entre os vários lugares. É sobre as superfícies de referência geodésicas, que são sempre elipsóides de revolução, que se definem as coordenadas geográficas dos lugares – latitude e longitude.
No Brasil, geralmente se utilizam três elipsóides:
SAD69: É o elipsóide local oficial.
Córrego Alegre: É o elipsóide local mais antigo, referenciados ao qual, existem ainda vários trabalhos.
WGS 84: É o sistema mundial global utilizado pelo sistema GPS.
3. Quais são os sistemas de coordenadas usados pelo SIG e como eles funcionam?
Em um SIG, os sistemas de coordenadas utilizados para armazenamento e visualização da componente gráfica são o geográfico e o cartesiano. Este último corresponde ao sistema de coordenadas da projeção cartográfica, dentre estes o mais conhecido é a UTM.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS: Valores angulares de Latitude e Longitude que definem a posição de pontos sobre a superfície da Terra, em relação ao elipsóide de referência adotado. A apresentação dos mapas nestas coordenadas permite a localização inequívoca das feições e transformação para outros sistemas de projeção. As coordenadas dos arquivos disponíveis são apresentadas em graus decimais.
COORDENADAS UTM: Valores das coordenadas plano-retangulares E (Este) e N (Norte) que definem a posição de pontos sobre a superfície da Terra, em relação ao elipsóide de referência adotado, na projeção Universal Transversa de Mercator, cuja propriedade conforme possibilita representar sem deformação todos