GEO POT
São Paulo é a principal economia do país e é o estado mais populoso, com mais de um quinto da população brasileira. Concentra a maior parte das indústrias, dos serviços e da agropecuária nacional, e possui uma das maiores rendas per capita do país. São Paulo recebeu a maior parte dos imigrantes do Brasil em números totais. E só temos essa grande importância no Brasil graças as sua potencialidades, que são:
Desenvolvimento econômico: reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, São Paulo responde por mais de 32% da receita nacional do comércio e 43% do total de prestação de serviços. É responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, volume maior que o de países inteiros, como Argentina, Indonésia, Holanda e Turquia.
Mercado consumidor: com 42 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o 3° maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo e do México. A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo.
Localização estratégica: localizado na Região Sudeste, o Estado de São Paulo faz divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Com 645 municípios, sua dinâmica regional constituiu uma rede de cidades que compreende, nos estratos superiores de sua hierarquia, um conjunto de metrópoles, aglomerados e centros urbanos.
Infraestrutura: abriga as mais modernas rodovias brasileiras e os principais aeroportos do País, além do Porto de Santos, maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 25% da corrente de comércio brasileira. A rede de transportes é complementada por ferrovias, hidrovia e dutos.
Capital humano: o Estado concentra 24% do total de instituições de educação superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensino técnico e