Genética
DNA é a sigla para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam entre de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de DNA, que é considerado o teste mais avançado do século.
Composição:
DNA é composto por dois longos polímeros de unidades simples chamado nucleotídeos, com backbones feita de açúcares e fosfato de grupos unidos por estes títulos. Essas duas vertentes executar em direções opostas entre si e são, portanto, antiparalelos. Anexada a cada açúcar é um dos quatro tipos de moléculas chamadas núcleo bases (informalmente, bases ). É a sequência dessas quatro núcleos bases ao longo da espinha dorsal que codifica a informação. Esta informação é lido usando o código genético, que especifica a sequência de aminoácidos dentro de proteínas. O código é lido, copiando trechos de DNA para o RNA ácido nucléico relacionadas em um processo chamado de transcrição.
Dentro das células DNA é organizado em estruturas de longa chamado cromossomos. Durante a divisão celular estes cromossomos são duplicados no processo de replicação do DNA, fornecendo cada célula o seu próprio conjunto completo de cromossomos, organismos eucariontes (animais, plantas, fungos e protistas) armazenam a maior parte do DNA dentro do núcleo da célula e alguns de seus