Genética
Esse tipo de herança apresenta genes distintos entre si, devemos sempre observar quais são aditivos para que acrescentem uma característica ao indivíduo. Como assim? Temos um indivíduo de genótipo AABB, sabemos que a altura dele é 1,80m. Se ele cruzar com outro indivíduo de genótipo AaBb e estatura 1,60m, quantos indivíduos nasceram com 1,70m?
Respondemos a isso usando a tabelinha que obteremos os seguintes resultados:
Cada gene dominante acrescenta 10 cm, portanto, nasceram de 16, 4 indivíduos com 1,70m, possuindo genótipo AABb ou AaBB. Ou seja, 25% nasceram com esse genótipo.
DNA: FOSFATO+PENTOSE+BASE NITROGENADA= NUCLEOTÍDIO.
O açúcar do DNA é chamado de DESOXIRIBOSSE, pois em sua estrutura molecular tem-se um déficit de um oxigênio em sua composição: RIBOSE- C5H10O5; DESOXIRIBOSE: C5H10O4.
As bases nitrogenadas são conhecidas como:
Adenina-Timina
Guanina-Citosina;
As mesma se ligam entre si, jamais se encontram na fita de DNA com outro tipo de base, ou seja, uma base púrica, está sempre ligando com uma pirimídica.
POSSUI TODAS AS INFORMAÇÕES.
RNA: SERVE NA FABRICAÇÃO DE PROTEÍNAS.
Seu açúcar é a ribose: C5H10O5.
É diferente do DNA porque só possui uma fita com uma informação restrita do DNA para a fabricação de uma certa proteína.
BIOTECNOLOGIA: É a utilização de métodos biológicos para conseguir dinheiro. Foram fundadas inúmeras impresas para reproduzir um DNA recombinante.
É a clonagem de DNAs para a fabricação de novos seres. Ou, até mesmo de hormônios que os seres humanos precisam, porém são incapazes de produzir.
Um exemplo, é a insulina que era na antiguidade retirada de animais, porém com a nova tecnologia, aprendemos a introduzir um plasmídeo(DNA EXTRA) no interior de uma bactéria, em que na qual produz a mesma substância humana. Recombinamos DNAs de diferentes indivíduos para conseguir novas tecnologias, como a recombinação do DNA da