Genética
São utilizados botões de cores verde, amarelo e verde-amarelo, representando uma população diploide. Nesta população, botões amarelos representam os indivíduos homozigotos dominante com alelo A1, botões verdes representam os indivíduos homozigotos recessivos com alelo A2, botões verde-amarelo representam indivíduos heterozigóticos com alelos A1A2.
1.1 Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Esta atividade prática ilustra a dinâmica e o comportamento de genes numa população mendeliana. O que a simulação demonstra é que para uma determinada frequência genica existe uma frequência genotípica de equilíbrio que é mantida quando os acasalamentos são ao acaso, na ausência de seleção, deriva genética, mutação e migração. A importância desta frequência de equilíbrio, definida por Hardy-Weinberg , é que esse valor serve de base para se aliviar se uma população esta sofrendo a ação, e qual a intensidade desses fatores , que são os responsáveis pela alteração das frequências genicas , ou seja, pelo processo evolutivo.
2. METODOLOGIA
2.1 Cada grupo de alunos formara uma população diploide hipotética com 64 botões de cores verde, amarelo e verde-amarelo, representando indivíduos. Nesta população, 32 botões amarelos representam indivíduos de genótipo homozigoto dominante com alelo A1, 16 botões verdes representam os