Genética e cérebro
Hereditariedade específica e individual
Hereditariedade: Totalidade de características e comportamentos biologicamente transmitidos pelos pais à sua descendência.
A informação genética encontra-se no DNA (constituindo o genoma) constituído por genes e que se apresenta sob a forma de cromossomas em todas as células do ser humano. Os genes são unidades elementares que contêm informação determinadora da constituição orgânica de cada ser vivo. Aquando a fecundação, os cromossomas presentes nos gâmetas provenientes do pai e da mãe, passam a constituir a informação genética de um só indivíduo.
Como seres humanos temos características comuns as todos os seres da nossa espécie, que são herdadas
Hereditariedade específica: Transmissão à geração seguinte das características comuns a todos os indivíduos de uma espécie, determinando características físicas e comportamentais que permitam a distinção entre espécies.
Todos os descendentes herdam dos seus progenitores características da espécie. Os homens, manifestam aptidão para o bipedismo, racionar e falar.
Cada individuo é diferente de todos os outros e apresenta um conjunto único de características.
Hereditariedade individual: Conjunto único de características herdadas por um individuo e que o distinguem de todos os que integram a sua espécie.
Estas duas características garantem que uma espécie se perpetua com as suas características próprias mas também que se diversifique numa pluralidade de indivíduos.
Genótipo e fenótipo
O genótipo é o conjunto de genes que constituem o património hereditário de cada indivíduo, não são caracteres visíveis mas sim de natureza química;
O fenótipo é o conjunto de características físicas e comportamentais que se manifestam como resultado do genótipo em interação com o meio ambiente. Diz respeito aos carateres observáveis nas pessoas.
Preformismo e epigénese
O preformismo assume uma posição