Genética genes extracelulares
DISCIPLINA DE GÉNETICA – FIT 5305
Professora: Samantha Filippon
TRABALHO DE GENÉTICA
Assunto: Genes Extranucleares
Florianópolis, 02 de dezembro de 2013.
Genes Extranucleares
O seguinte trabalho, realizado através de pesquisas bibliográficas, contém:
Conceitos
Localização dos Genes
A estrutura das organelas, onde se localizam (organização geral), genomas mitocondriais e de cloroplastos
O funcionamento da herança dos genes com a herança materna
Genes extranucleares são genes que residem nas organelas citoplasmáticas como mitocondrias e cloroplastos. Possuem sistema próprio de DNA, ou seja, são auto-reproduzíveis e, conseqüentemente, citoplasmaticamente herdáveis.
A primeira impressão que temos quando aprendemos de genética é reforçar a ideia que a hereditariedade se concentra nos cromossomos, no núcleo das células. Com os avanços de novas tecnologias, descobriram-se novas situações dos genes.
Identificou-se que os genes se localizam nos cromossomos, já que os cromossomos se comportavam, durante a meiose e a mitose, exatamente como os genes ou os fatores de Mendel. Então, os genes estão presentes fora do núcleo (genes do cloroplasto e mitocôndria), no citoplasma da célula. São herdados independentemente dos genes nucleares.
Resumindo, os genes estão localizados fora do núcleo, em organelas como cloroplastos e mitocôndiras.
Origem dos genes extranucleares - mitocôndria e cloroplastos. São são derivados de: Bacterias endosimbionticas = procariotos de vida livre que invadiram células de um ancestral eucarioto e estabeleceram um relacionamento mutuamente benéfico.
1. Mitocôndria – derivado de uma bactéria púrpura que entrou uma célula eucariótica > bilhões de anos atrás.
2. Cloroplastos – derivados de uma cianobactériaria fotosintética. Obs.: A maioria das proteínas requeridas pelo cloroplasto e mitocondria são codificadas pelos genes nucleares no genoma