Gentileza gera gentileza
(Proposta de utilização do Laboratório de Informática)
Turma Envolvida: 4ª Série B
Professora Regente:
Professora de Informática: Alice Malacoski
Justificativa:
O tema deste projeto foi escolhido a partir da necessidade de se trabalhar com as crianças questões relacionadas à aceitação do outro como ser semelhante - principalmente nesta fase de construção da identidade - à etnia, gênero e tipo físico, e também por ser um tema constante no cotidiano infantil. Sentimos a necessidade de desenvolver nas crianças habilidades para que ajam com criticidade e autonomia no seu universo, respeitando o outro como igual.
Objetivo geral:
Sensibilizar os alunos quanto à pluralidade cultural existente no mundo à sua volta, estabelecendo relações de respeito, amizade, ... Desta forma, favorecer a sua afirmação enquanto cidadão único e especial.
Objetivos específicos:
Informática na educação:
Sensibilizar os alunos quanto a necessidade de:
serem agentes da própria vida; cultivar valores, tais como o respeito, amizade, tolerância, paciência, responsabilidade; contribuir para que o mundo esteja mais em paz, começando no ambiente onde vivem.
O trabalho no ambiente de informática será norteado por atividades de maneira que proporcionem momentos de reflexão e discussão quanto ao objetivo proposto.
Desenvolvimento:
Apresentação do livro “Meu Amigo Etevildo” - arquivo do Editor de filmes moovie maker.
Reflexão acerca da mensagem da história: “amigos a gente aceita do jeito que eles são”.
Ilustração do melhor amigo de cada aluno, escrita do nome e das características que mais se sobressaem, mais agradam.
Realizar um círculo na sala de aula para o reconto oral da história de Etevildo, ressaltando o amor ao próximo e a importância que cada um de nós temos. Falar da importância do nome de cada um.
No laboratório de informática, pedir que façam o seu auto retrato.
Pesquisa para casa: a história do nome, por