Genoma
Este trabalho traz informações sobre o que é genoma, a importância do projeto genoma humano, como são feitos os testes de DNA, além de trazer alguns exemplos de doenças relacionadas a alteração de DNA com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre tais assuntos
2. O que é genoma?
Genoma é um código genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA. O termo foi criado em 1920, por Hans Winkler, um professor da Universidade de Hamburgo.
3. Como são feitos os testes de paternidade(DNA)?
Para os testes de paternidade, o DNA, que fica dentro do núcleo de todas as células do corpo humano, é geralmente obtido por meio de amostras de sangue do filho, da mãe e do possível pai – o exame também serve para identificar uma dúvida sobre "maternidade", qualquer material biológico poderia ser usado, mas o sangue é o mais comum. Os técnicos, então, usam substâncias capazes de romper as membranas das células, para coletar o material genético presente nelas. Depois, o DNA passa por um processo de "amplificação", para aumentar a quantidade presente nas amostras. Para fazer o teste, são analisados entre 13 e 19 trechos do DNA que variam bastante de pessoa para pessoa.
As longas cadeias de DNA são formadas por pequenos "tijolinhos", chamados nucleotídeos, que são formados por fosfato, açúcar e bases nitrogenadas de quatro tipos: A (adenina), T (timina), G (guanina) e C (citosina). A ordem em que essas bases aparecem é que determina que tipo de informação está contida no código genético. Uma mesma sequência pode se repetir várias vezes em um trecho do DNA – é nessas repetições que os responsáveis pelo exame ficam de olho.
Eles procuram quantas vezes uma certa sequência se repete em cada trecho. É feita, então, uma comparação entre a quantidade de repetições que aparecem em cada pedaço do DNA do filho e do suposto pai.
É levado em conta também o número de vezes que essa "coincidência genética" acontece, em média, no restante da