Genoma Humano
Licenciatura em Antropologia
Cadeira: Fundamentos da Evolução e da Genética
Docente: Augusto Abade
Discentes: Beatriz Pedrosa nº2013168123 Tânia Santos nº2013168991
Índice:
Introdução;
Constituição dos aminoácidos;
Conceitos base: Proteínas, cromossomas, genes, RNA e ADN;
Modelo explicativo do ADN;
Mutações: níveis e objectivos;
Desvantagens do estudo do genoma;
Conclusão;
Introdução
O projecto do genoma humano foi iniciado no ano de 1988. O seu grande objetivo é cartografar a sequência completa de ADN humano. Foi iniciado em Washington, Estados Unidos e é considerado a maior iniciativa científica desde as missões Apolo que colocaram o homem na lua. Uma das vantagens desde projecto é poder-se assim identificar os genes defeituosos e portanto conseguir-se construir e descobrir formas de curar estas anomalias assim como formas de combater doenças. Este projecto vai contribuir para um muito mais vasto conhecimento do ser humano e quando estes resultados estiverem ao serviço da humanidade prevê-se que ocorra uma revolução na forma de tratamento de doenças.
A ideia deste estudo coordenado em torno do projecto do genoma humano surgiu de uma série de conferências que decorreram entre 1985 e 1987.
Iniciado em 1988, o projecto foi apenas lançado em 1990 com um grande apoio dos fundos do governo norte-americano. Embora este projecto tenha grande participação dos Estados Unidos existe uma grande contribuição de diversos países para este projecto, particularmente dos membros da União Europeia e do Japão.
Este projecto, desenvolvido pelos cientistas destacados para tal e dirigido por James Watson (prémio Nobel da fisiologia e medicina), tinha como objetivo o mapeamento e sequenciação do ADN humano, de forma a identificar os seus genes constituintes, que então se pensava ser cerca de 80 000. Com isto, seria possível intervir na área da saúde, uma vez que o estudo do