Geniticamolecular

2103 palavras 9 páginas
Carioteca
Envoltório nuclear, formado por duas membranas interrompidas por poros, que permitem a passagem de macromoléculas como por ex. o RNA e proteínas.
Suco nuclear Também chamado de cariolinfa ou carioplasma, sua composição e consistência é semelhante ao do citoplasma.
Cromatina
Conjunto de fios longos, finos e emaranhados que ocupa o espaço interno do núcleo interfásico, eucromatina. Quando a célula esta em processo de divisão celular esses fios se condensam e formam os cromossomos.
Algumas regiões durante a interfase, encontram-se espiralizadas, e por isso coram-se fortemente quando a célula é tratada com um corante básico, essas regiões são chamadas de heterocromatina.
A cromatina sexual, ou corpúsculo de Barr corresponde a um cromossomo X totalmente condensado.
As regiões eucromáticas correspondem a genes em atividade, enquanto as heterocromáticas correspondem a genes inativos.
Cromossomos
Formado por um único filamento de cromatina dobrado varias vezes sobre si mesmo adquirindo uma forma de um bastonete, e são observados durante a metáfase, quando estão duplicadas em dois filamentos idênticos, as cromátides. A condensação durante a divisão facilita o movimento e a distribuição do material genético nas células filhas
Centrômero  região onde há um estrangulamento do cromossomo é onde as fibras do fuso acromático se fixam durante a divisão
Cariótipo
Corresponde ao conjunto de cromossomos de uma célula com todas as suas características (forma, tamanho característica genética) na espécie humana está assim distribuído:
44 autossomas ou cromossomas somáticos – responsáveis pelas características somáticas do indivíduo.
2 alossomas, ou cromossomas sexuais – além de serem responsáveis por algumas características somáticas, influem diretamente na determinação do sexo do indivíduo.
Haploidia e diploidia

Número haplóide ou n é o número cromossomial característico das células reprodutoras ou gametas. Número diplóide ou 2n  é o número

Relacionados