Gengis Khan
Numa tribo nômade de uma das regiões mais calmas do mundo, nasceu aquele que comandaria o exercito mais eficiente já organizado. Macabro e violento, ele conquistou o maior império que um só homem já dominou, de terras continuas. Seu nome é Temudjin, ou como e mais conhecido Gêngis Khan.
Em 1214 Zhongdu,pagou um pesado tributo e os bárbaros das estepes e eles se foram. Mas em 1215 Zhongdu, capital do Império Jin, caiu na segunda tentativa de invasão pelos mongóis. Desta vez, porém, nem os muros de pedra com 12 metros de altura, nem a chuva de flechas despejada pelos mais de mil arqueiros postados no alto das torres foi capaz de deter o cerco Mongol. Quem não fugiu se arrependeu. A cidade foi saqueada e destruída. Seus habitantes foram mortos ou escravizados. Zhongdu, mais tarde renomeada como Pequim, foi mais uma conquista da máquina de guerra comandada por Gêngis Khan.
Em seus 72 anos de vida, o líder mongol conquistou o maior império em extensão que um único homem já conquistou, da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio. Seus descendentes chegaram à Europa e ao Golfo Pérsico.
“É a carreira militar mais fulminante da história. É como se um chefe de uma tribo indígena brasileira conquistasse hoje a América do Sul”
Afirma Mario Bruno Sproviero, professor de Língua, Literatura e Cultura Chinesas da Universidade de São Paulo. A comparação da uma noção do tamanho do império conquistado por Genghis Khan. Além de dispersos geograficamente, os mongóis não tinham escrita, nem leis, ou seja, uma cultura sem arte e literatura. Não conheciam a agricultura e seus modos eram pouco civilizados mesmo para os padrões da época.
Não tomavam banho, comiam carne crua e viviam cheios de piolhos e outros parasitas. Na guerra, eram impiedosos: pilhavam seus vizinhos, matavam os homens com crueldade ímpar, raptavam as mulheres e escravizavam seus filhos.
Mas nem só o terror construiu o império de Gêngis Khan. Ele foi um líder carismático, com grande