Genexus
O artigo explana, de maneira geral, a ferramenta ScrumMps 2.0, que auxilia na gestão de projetos de Software. O artigo citado foi escolhido pelo fato de trazer como tema a gerência ágil, assunto este que desperta bastante interesse, dada a necessidade de que o desenvolvimento de projetos de software ocorra de maneira flexível, ágil e que atenda as necessidades dos clientes.
3. Resumo:
O objetivo do artigo é apresentar a evolução da ferramenta computacional ScrumMps 2.0.
Visto isso, traz a ferramenta ScrumMps2.0 para auxiliar no processo de controle de qualidade com processos ágeis. O MPS.BR, foi criado em conformidade com as normas ISSO. Neste modelo são definidos níveis de maturidade, isto é, uma combinação entre processos e suas capacidades. O alcance de um nível de maturidade ocorre quando são atendidos os propósitos e resultados esperados dos respectivos processos e atributos de processo estabelecidos para aquele nível. Os níveis vão de G até A, sendo que foram utilizados para a implementação do ScrumMPS2.0 os G e F.
Identificou-se algumas vantagens na ferramenta ScrumMps2.0 em relação a outras ferramentas existentes e que também utilizam Scrum como princípio. Uma das vantagens é o fato de que ScrumMps2.0 contém os recursos baseados nos processos definidos no MPS.BR, por isso visa auxiliar as organizações, que pretendem implantá-lo, utilizando em conjunto as práticas definidas em Scrum.
Algumas decisões tomadas para o desenvolvimento da ferramenta ScrumMps 2.0: - GPP (Gerência de Portfólio de Projeto): envolve atividades relacionadas à gerência de projetos de uma organização (Avaliação do portfólio e análise do portfólio). – Bug Tracker: acompanhamento de bugs do projeto. – Gerência de Riscos: documentar os riscos do projeto, os impactos e a probabilidade de ocorrência, bem como a prioridade de tratamento dos riscos. – Gráfico Burndown: visualização do andamento das Sprints (iterações) por meio de um gráfico. – Gerência de Reuniões: