Genetica
* Transmissão de características de pais para filhos, (Gene: instruções de como produzir essas características; localizados no DNA dos cromossomos).
* Genótipo: constituição genética de um indivíduo.
* Fenótipo: características manifestadas por um indivíduo. (Percebidas por nossos sentidos ou reveladas mediante teste) É determinado pelo genótipo.
* Lócus gênico: a posição que cada gene ocupa em um cromossomo.
* Genes alelos: um gene pode apresentar-se sob duas ou mais formas distintas. (dominante ou recessivo).
* Alelos dominantes: alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica.
* Alelos recessivos: alelos que não se expressam na condição heterozigótica.
* Homozigótico: um indivíduo que possui dois alelos idênticos de um mesmo gene. (RR, rr).
* Heterozigótico: um indivíduo que possui dois alelos diferentes de um mesmo gene. (Rr).
* Alelos múltiplos: quando há mais de duas formas alélicas. (ex: Coelhos; Selvagem, Chinchila, Himalaia, Albino).
* Dominância completa: a presença do alelo dominante, no individuo heterozigoto, encobre totalmente o efeito do alelo recessivo.
* Dominância incompleta: quando há fenótipo intermediário ao homozigoto. (ex: há plantas em que o alelo que condiciona cor vermelha e cor branca das flores apresenta dominância incompleta. A planta heterozigótica tem flores rosadas).
* Co-dominância: indivíduos heterozigóticos para certos genes expressam os dois fenótipos simultâneamente. (ex: tipo sanguíneo AB).
* Simbologia dos genes:
Um gene é representado pela letra inicial da palavra que designa fenótipo Homozigótico recessivo. Sendo, a inicial maiúscula referente ao alelo dominante, e a minúscula, ao alelo recessivo.
* Cruzamentos:
Um gameta transporta apenas um alelo de cada gene. A união dos gametas pela fecundação origina o zigoto diplóide, que apresentara dois alelos de cada