Genetica
Referências: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142010000300004&script=sci_arttext http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=25703 http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/890346-terapia-genetica-tem-sucesso-para-tratar-parkinson.shtml *O que é? Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer.
*Pra que ela serve? No caso de enfermidades genéticas, nas quais um gene está defeituoso ou ausente, a terapia gênica consiste em transferir a versão funcional do gene para o organismo portador da doença, de modo a reparar o defeito.
*Ela esta sendo utilizada? Sim.
* Onde ela está sendo utilizada? Em todo o mundo, as primeiras etapas de desenvolvimento de tecnologias para terapia gênica e muitos testes pré-clínicos estão ao alcance de grupos de pesquisa, institutos e universidades públicas, bem como entidades privadas financiadas com recursos públicos. Entretanto, a transferência da pesquisa de laboratório para o ensaio clínico geralmente demanda recursos que estão muito além da capacidade de financiamento público. Companhias de biotecnologia investem na realização desses ensaios em razão da existência de patentes que possam ser, eventualmente, exploradas comercialmente, assim como em todas as demais áreas de tecnologia. Até o momento, apenas um produto especificamente classificado como terapia gênica foi comercializado, mas outros quatro produtos encontram-se em fase adiantada no caminho da comercialização. A partir de 2005, começou a ser organizada no Brasil uma Rede de Terapia Gênica. Essa rede, coordenada pelo autor, congregou inicialmente 14 grupos de pesquisa de três Estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), dedicados à pesquisa na área de terapia gênica e vacinas de DNA. Os estudos envolvem desenvolvimento de vetores virais, pesquisa básica e testes