genetica
Turma: 2 NUT1 / 13 N
COMO É A ESTRUTURA DO DNA
Os genes são feitos de DNA, Precisamos estabelecer exatamente como e formada a estrutura e de que maneira ela se relaciona com as propriedades e necessidade do material genético.
O fato do DNA ser uma molécula polimérica extensa foi, pela primeira vez, compreendido com clareza no final da década de 1930 e levou ao entendimento de que o DNA, bem como a proteína, possui a variabilidade potencial necessária para um material genético. Um polímero é uma molécula de cadeia longa que contem inúmeras unidades individuais, chamadas monômeras. Muitas moléculas biológicas importantes, não apenas proteínas e ácidos nucleicos como também polissacarídeos e lipídeos, são polímeros de um tipo ou de outro.
A unidade Básica da molécula de DNA é o nucleotídeo. Os nucleotídeos são encontrados na célula tanto como componentes de ácidos nucleicos quanto como moléculas independentes, podem desempenhar inúmeras papeis diferentes. Os nucleotídeos que compõem as moléculas de RNA, também são importantes na célula como transportadores da energia utilizada para ativar muitas reações enzimáticas.
O nucleotídeo é por si só, uma molécula bastante complexa, sendo constituído de três componentes distintos: um açúcar, uma base nitrogenada e acido fosfórico.
O próximo passo na construção da estrutura de uma molécula de DNA é unir os nucleotídeos independentes a fim de formar um polímero. Este polímero, chamado poli nucleotídeo, é formado pela ligação de um nucleotídeo com outro através de grupamentos fosfato.
O DNA não e o único tipo de acido nucleico encontrado nas células vivas. As substancias intimamente relacionada a ele, o RNA, também é um acido nucleico e, como o DNA, representa um papel vital na genética molecular. O RNA também é um polinucleotídio, porem com duas importantes diferenças em relação ao DNA.
1. O açúcar no RNA é uma ribose- no RNA, o açúcar presente no nucleotídeo não é desoxirribose,