Genetica Humana
Glícia Paola Romano
Nayara Halanna Melo
A genética é fundamental na investigação dos genes, pois colabora com a identificação de anormalidades cromossômicas deste da fase de propagação embrionária a heredietariedade e um ponto que esta diretamente ligada a herança genética que acolhemos dos nossos atenpassados como aparência física, personalidades ate mesmo nas possíveis doenças como, mal de Alzaimer, Mal de
Parkinson, AVE, que estes seram abortados durante apresentação deste trabalho
Parkinson é a enfermidade neurodegenerativa com a segunda maior prevalência em indivíduos acima de 50 anos. Sem cura, acomete cerca de quatro milhões de pessoas em todo o mundo.
Etiologia - causas da doença
caracterizado patologicamente pela perda
de neurônios, basicamente na substância negra e que apresenta comprometimento principalmente dos gânglios da base, especificamente do sistema dopaminérgico nigroestriatal, que contém 80% da dopamina presente no cérebro.
Pela parte da genetica é pelo acúmulo de corpúsculos de Lewy, formados por agregados filamentosos de α-sinucleína.
α-sinucleina foi a primeiro gene identificado como causador da mútação que acarreta
Mal de Parkinson. É uma fosfoproteína présináptica muito conservada e abundante, que se apresenta como o principal constituinte dos corpos de Lewy, e consistia numa substituição entre uma alanina e uma treonina.
Procedimento para localização da proteína α-sinucleína mostrando coloração positiva (marrom) de um corpúsculo de Lewy na substância negra do cérebro. O acúmulo anormal dessa estrutura é um indício de Parkinson
Fonte:cienciahoje.uol.com.br
Tremor: é o sintoma
mais frequente e o que mais chama a atenção
Rigidez: acontece porque os músculos não recebem ordem para relaxar. Pode causar dores musculares e postura encurvada
Acinesia: redução da quantidade de movimento Bradicinesia: lentidão na execução do movimento
Alzaimer
A Doença de Alzheimer é uma doença do