Genetica - fitoplancton
Definição genética
O que e fitoplancton?
Qual sua importância?
Desenvolvimento
Importância da genética
Uso da genética para estudo de espécies
Macanismos adaptativos
Exemplos de espécies Caractaristicas: Nome Ambiente ... Conclusão
Introdução: “Fitoplâncton é o conjunto de organismos microscópicos fotossintetizantes adaptados a passar parte ou todo o tempo da sua vida em suspensão em águas abertas oceânicas ou continentais”
(REYNOLDS, 2006). Esses organismos são de extrema importância para as populações marinhas por desempenharem servirem como: organismos fotossintetizantes,bioindicadores e base da cadeia alimentar. Um desequilíbrio desses organismos podem afetar grandes populações, tanto pela falta quanto pelo excesso (maré vermelha). Evolutivamente eles sofreram varias adaptações para adequarem-se aos seus respectivos ambientes.
Foto1 (imagem de satélite- sul da costa argentina)
O fitoplancton tem tanta importância para o ecossitema marinho eu alguns autores falam que eles são “a base da vida nos mares”. Importância da genética Com base nos estudos das propriedades genéticas da uma população, que por dependerem da freqüência gênica, serão modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais podemos citar:
1) tamanho da população;
2) diferenças de fertilidade e viabilidade;
3)seleção;
4) migração e mutação
5) sistemas de acasalamento. 1) Tamanho da população - Deve-se definir tamanho ideal e tamanho efetivo de população, para um melhor entendimento de seu efeito sobre a freqüência gênica. estes conceitos torna-se mais clara à medida que se leva em consideração que é uma amostra de genes de uma determinada população que será transmitida à próxima. logo, a freqüência gênica na progênie será influenciada pela variação amostral, que será