Genetica do Cancer
1 Introdução.
O câncer é considerado umas das maiores causas de morte no mundo e é definido como uma doença genômica, surgindo como consequência de alterações cumulativas no material genético (DNA) de células normais, as quais sofrem transformações até se tornarem malignas (Dantas,2007,p.664).
Com senário mundial sendo afetado por essa anomalia, o câncer pode se desenvolver por fatores de natureza ambiental ou hereditariedade por meio de mutações genéticas, quebra e perdas cromossômicas, amplificações gênicas, instabilidades genômica e mecanismos epigenéniticos. Existe um crescente estudo nesta área, para combate e prevenção onde no Brasil representa a segunda causa de óbito na população adulta, podendo afetar varias partes do corpo. Com métodos de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade. Esses dados foram obtidos segundo o Instituído Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva(INCA ).
2 Acido Desoxirribonucleico , Gene.
O DNA (Acido Desoxirribonucleico) fornece o mapa genético para todas as proteínas do corpo. Dessa forma, os genes influenciam todos os aspectos das estruturas do corpo e sua função. A molécula de DNA apresenta três componentes básicos: o açúcar pentose, e desoxirribose; um grupo fosfato; e quatro tipos de base nitrogenadas (denominadas assim, pois podem combinar-se com íons de hidrogênio em soluções ácidas). Duas bases, a citosina e a timina, são anéis simples de carbono-nitrogênio denominadas pirimidinas. As outras duas bases, adenina e guanina, são dois anéis de carbono-nitrogênio chamadas de purina. As quatro bases são normalmente representadas pelas primeiras letras: C , T , A e G que ficam organizados para formar o DNA em uma estrutura em dupla hélice (Carey,2010, p.5) De acordo com (Mariane ;Nino 2010,