Generos textuais
O papel do jornal na sociedade é aparentemente um meio de transporte fácil de informações, informando a população dos principais acontecimentos. No entanto, o jornal também aparece como um produtor de opiniões, já que seus “discursos” ajudam a formar opiniões. Assim o gênero jornalístico é uma forma de abrir opiniões sobre os diversos assuntos da atualidade para que as pessoas possam debater sobre os artigos.
Definição:
Gênero textual:
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.
Os gêneros jornalísticos são classificados em dois tipos: gêneros informativos (nota, notícia, reportagem e entrevista) e gêneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, crônica, coluna caricatura e carta). Os primeiros se caracterizariam pela objetividade, imparcialidade e pela “análise fria e racional dos fatos”. Já o segundo tipo reflete a opinião do jornalista (ou do jornal ao qual pertence), o fornecimento de dados acerca do fato noticiado e uma clara tentativa de fazer com que o leitor tome posição frente os acontecimentos que estão sendo relatados.