Generos Textuais e Linguagem Corporal
Pedagógia
eliziane da silva
produção textual interdiciplinar
Individual
Arapiraca AL
2013
Eliziane da Silva
Produção Textual Interdisciplinar individual Produção Textual Interdisciplinar coletiva do 6° Semestre apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI.
Profs. Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.
Tutora eletrônica: Jaine Mara Marques Carvalho.
Tutor(a) de sala: Maria Aparecida de Miranda Torres.
Arapiraca AL
2013
Texto I
1. Introdução
Nesta pesquisa vamos abordar a linguagem corporal e os Gêneros Textuais que se refere diversas formas de expressão textual quanto corporal. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.
Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos