Generos textuais na alfabetização
*Maria da Luz Lima Silva , Diana Raquel Franco Dias 4(FM) Miranda Santiago . ana_beatriz.lima@hotmail.com
1(PQ) 2(IC),
Adriana de Miranda Santiago
3(PG)
, Alaíde de
1 Licencianda bolsista UnirG/PIBID – CAPES 2 Licencianda bolsista UnirG/PIBID – CAPES 3 Orientadora, coordenadora de área do subprojeto de pedagogia UNIRG/PIBID-CAPES 4 Orientadora, Profª de Ensino Fundamental. Palavras-chave: Linguagem oral, Escrita, Leitura.
Introdução
No processo de alfabetização e letramento o uso de métodos de ensino, diversificados dever ser prática contínua para ensino de diferentes conteúdos, inclusive, de histórias infantis. Pois, é no decorrer da infância que as crianças passam por um processo de construção tanto da linguagem oral como escrita. Desta forma, o uso dos métodos que favoreçam o desenvolvimento dos pilares da alfabetização e letramento: oralidade, escrita e leitura devem ser conhecidas pelos professores alfabetizadores. Neste contexto, objetivou-se analisar os métodos adotados para ensino de diferentes gêneros textuais em turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa é um estudo de caso, exploratório descritivo, de abordagem qualitativa tendo como objeto de estudo: três turmas de alfabetização da Escola Estadual Setor Aeroporto de Gurupi/TO. O estudo foi conduzido de agosto a dezembro de 2012. Para fundamentação teórica adotou-se o Caderno de Orientações Pedagógicas do Projeto Trilhas/MEC (2011). Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdos.
Resultados e Discussão
Os métodos utilizados alfabetização foram: nas três turmas de
utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos condições externas e procedimentos, a que chamamos métodos de ensino. O método de leitura coletiva demonstrou-se mais eficaz em relação à aprendizagem da leitura. Acredita-se, que pode estar associado a não detecção e exposição (por parte dos seus colegas)