Generos poticos
Permitem uma classificação dos poemas conforme suas características. Por exemplo, o poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, eloquente, abordando temas como a guerra ou outras situações extremas. Dentro do genéro épico, destaca-se a epopéia. Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional. O Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediário entre si e o público a representação, poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor. Vários poemas falam de amor. O poema, é o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma. Poesia é diferente de poema. O Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.
POEMA DRAMÁTICO
vou deixar meu coração sangrar
até cessar o sangue até dissipar os sonhos até secar o pranto até cerrar as possibilidades até destronar todo o encanto!
vou deixar meu coração sangrar
para flertar com o desconhecido para prolongar o perigo para derramar a última lágrima para esparramar o sofrimento para desmembrar razões emblemáticas!
vou deixar meu coração sangrar
para enganar o ranço para seduzir o inalcançável para ludibriar a angústia para descompor a solidão para infringir coisas lúdicas para intimidar toda forma de NÃO!
Poemas liricos
“Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é. Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem por que ama, nem o que é amar...”
“Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar, A nós, que não sabemos dar por elas. Mas que melhor metafísica que a delas, Que é a de não saber para que vivem Nem saber que o não sabem?”
“Os poetas místicos são filósofos doentes, E os filósofos são