generos literarios
Imagem: Partes do Microscópio (Fonte: Google Imagens)
Lente ocular é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências ópticas.
Tubo ou canhão serve de suporte para as lentes oculares.
Revólver ou Óptico utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas.
Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio.
Braço ou coluna está fixado à base e serve de estruturação para o restante do aparelho de microscopia.
Platina ou mesa serve como apoio para o material a ser observado, possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam e também é dotada de parafusos dentados permitindo o deslocamento do material pela mesma.
Condensador e diafragma são responsáveis pela uniformidade da iluminação e redução ou ampliação da região a ser iluminada.
Lâmpada embutida é a fonte de luz do sistema.
Pé ou base trata-se do apoio e do ponto de fixação do microscópio.
Parafuso macrométrico é um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa.
Parafuso micrométrico por sua vez é responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem.
Charriot é responsável pela movimentação lateral da lâmina em observação, sendo possível analisá-la de forma totalitária
Célula animal
É delimitada pelos componentes: membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, núcleo e mitocôndria. Nesta célula, não existe celulose, nem clorofila em seu interior. Diferente da célula vegetal, pode ser encontrada em animais e sofre a ausência de parede celular e de plastos. Possui flagelos, o que não é comum em outros tipos de células, além disso, auxilia no processo de fotossíntese das plantas, transformando a energia do sol em energia química.
Célula vegetal
É composta basicamente por parede celular, vacúolos e cloroplastos. Pode ser divida em: componentes