Generos da literatura
Gênero literário é geralmente dividido, desde a Antigüidade, em quatro grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida.
Gênero Épico
O seu papel é relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas. A narrativa utiliza-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), além de outras.As narrativas mais antigas apresentam uma característica comum: todas contam os feitos extraordinários de um herói.
Gênero lírico
No texto lírico predomina a expressão de sentimentos íntimos, através da seleção de elementos da língua brota um eu, que não deve ser confundido com a pessoa física do poeta, sendo na realidade, um componente do próprio texto e, ao qual denominamos de eu-lírico ou sujeito lírico. No início, os poemas líricos eram cantados, geralmente acompanhados pela lira, um instrumento musical de cordas. Foi do nome desse instrumento que derivou a denominação do gênero literário como lírico.
A separação entre poesia e música só aconteceu depois da invenção da imprensa, no século XV, quando a cultura escrita passou a prevalecer sobre cultura oral.
Gênero Dramático
É composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro. Para o texto dramático se tornar uma peça, ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gênero espetacular.
TRAGÉDIA - forma dramática de origem grega que usa uma linguagem rebuscada e apresenta personagens da aristocracia que, vitimados pelo destino caem em desgraça. Procura inspirar pelo horror e piedade, provocando a reflexão sobre o sentido da existência