Generos contextuais
Para que se efetive a construção dos significados entre as pessoas é necessário que utilizemos três tipos de conhecimento; Conhecimento sistêmico
Conhecimento de mundo
Conhecimento da organização textual
Esse conhecimento da organização textual fornece aos usuários da língua, um auxilio na hora de ler e escrever na língua materna.
E esse três tipos de conhecimento são utilizados pelos leitores e autores para atingirem seus objetivos comunicativos. Mas, esses objetivos comunicativos resultam também do modo como as pessoas usam a língua ,que está ligado ao momento histórico e o espaço em que vivem.
- Tradicionalmente os textos são classificados em três tipos: textos narrativos, descritivos e argumentativos .O trabalho com esse diferentes tipos de textos aumenta o conhecimento do estudante sobre o fenômeno linguístico na língua portuguesa.
- Flôres e Rolla
Elas defendiam como melhor método de ensino da língua portuguesa a produção e interpretação de textos. Consideravam também como organizadores do ensino da língua materna ; oralidade, leitura, escrita, reescrita e estudo da estrutura do funcionamento da língua.
- Em 1988 foram apresentadas sugestões com diferentes tipos de textos; textos informativos, persuasivos e lúdicos. COESÃO TEXTUAL
Conforme apresentado em Fávero ,Koch e Vilela na construção do texto existem termos de função que exercem elementos de coesão. A coesão referencial, recorrencial e sequencial.
- Coesão referencial baseia-se no fato de que há certos itens na língua que tem como função, estabelecer palavras ou fragmentos que não são interpretados semanticamente ,mas que tem a função de vincular partes do texto.
Segundo Févero essa coesão pode ser obtida por substituição e por reinteração !
Substituição;
Ex: Tenho um lápis. Ele é rosa.
- Reinteração (repetição de item lexical)
Ex: O caderno está velho. O caderno será reciclado
- Sinônimos
Ex: Meu cachorro está preso. O cão é feroz!
- Hiperônimos e