GENERO TEXTUAL
Pode-se definir texto verbal como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade de sentido cujo objetivo é a interação comunicativa. Há também o texto não-verbal: não se utiliza de palavras para transmitir uma mensagem.
Um enunciado só se torna inteligível dentro de um CONTEXTO. Contexto é o conjunto do texto; conjunto de circunstâncias que acompanham um acontecimento. Podemos pensar em contexto situacional, histórico ou cultural.
É importante diferenciar gênero textual de tipo textual.
Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. Apresentam uma função sócio-comunicativa.
Com o avanço da tecnologia, surgem novos gêneros textuais. Vejamos algumas mudanças:
BILHETE CARTA E-MAIL
Observe outras mudanças de gêneros.
Os limites entre oralidade e escrita tornam-se menos visíveis, portanto podemos chamar de textos híbridos. Existem muitos gêneros que, apesar de pertencerem à modalidade escrita, apresentam traços da oralidade. Cite alguns.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
TIPOLOGIA TEXTUAL
Classifique cada texto a seguir quanto à tipologia e justifique com base nas características de cada texto
“Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana; aceitaria um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática.” (Machado de Assis. Missa do Galo)