genero textual
Os argumentos de gêneros são feitos, lavando em consideração as regularidades e transferências linguísticas de cada gênero. No entanto, cada um dos gêneros possui características diferentes, o que exige adaptações de seu ensino. Os gêneros textuais são as diferentes “espécies” de textos orais e escritos que existem no mundo. Eles se constituem a partir de intenções comunicativas e necessidades e interação humana que se colocam em um dado momento.
A lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criam.
A fábula é uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo cujo desenlace reflete uma lição de moral, características essencial dessa. É uma narrativa inverossimil, com fundo didático.
A fábula consiste em sua narração de fundo moral, normalmente em versos, cujos protagonistas são animais dotados de qualidades humanas.
Conto é uma narrativa curta que gera em torno de um só conflito, com poucos personagens.
Crônica é uma breve narrativa, tem por objetivo comentar algo do cotidiano, é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia-a-dia.
Romance é uma narrativa longa geralmente dividida em capítulos, possui personagens variados em torno dos quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço de tempo variado.
Narrador é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem