GENEALOGIA PSICOLOGIA SOCIAL
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, junto ao processo de psicologização da Sociologia.
** 1859 Para alguns, a Psicologia Social surgiu neste ano junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus. Esta revista coloca a Psicologia Social como um ramo da psicologia burguesa.
** 1895 Um dos primeiros registos coube a Gustave Le Bon, com a publicação do seu livroPsicologia das Massas (La Psychologie des Foules). Contudo, os primeiros tratados desta ciência couberam ao psicólogoamericano William McDougall e ao sociólogo, também ele americano, Edward A. Ross. Ambos publicaram um livrointitulado Psicologia Social (Social Psychology, 1908)
** 1930 até a década de 1940 A princípio influenciada pelo positivismo, a Psicologia aceitou em definitivo a tese da unidade da ciência, em que não havia diferença entre as ciências naturais e as ciências sociais.
** 1949
Um estudo sociológico referente ao período da guerra que trata da adequação dos soldados, bem como da eficácia dos treinamentos sobre seu comportamento.Esta psicologia pragmática, como enfatiza Sílvia Lane.
É interessante ressaltar, nesta fase, os handsbboks of social Psychology de Murchison(1935), Lindzey(1954) e Lindzey & Aronson(1968-1969;1985). Nestes manuscritos, Lindsey afirma romper com a metafísica da psicologia social européia e criar uma psicologia social científica** 1960
Nos anos 60 o caimão da psicologia social expandiu-se de modo acentuado. Os psicólogos sociais fizeram incidir a sua atenção em áreas de investigação, tais como, como é que efectuamos julgamentos acerca do comportamento das pessoas, como negociamos e resolvemos conflitos, como fazemos amigos, etc.
** 1976 - 1979 procurando uma psicologia com postura crítica e adequada a realidade dos países latino americanos é que surgem os movimentos que resultariam na psicologia social sócio-histórica. Esta reação à psicologia