GEN TICA HIV ARTIGO
RESUMO
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids o qual ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Existem pessoas que são imunes naturais ao vírus HIV.
Palavras-chave: HIV, sistema imunológico, mutação, TCD4+, DNA.
*Estudante de Medicina- Universidade Nilon Lins. Email: luisamiranda_xp@hotmail.com
**Estudante de Medicina- Universidade Nilon Lins.
Email: mlss_th@hotmail.com INTRODUÇÃO
O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivirus da família Retroviridae, que dá origem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma condição em seres humanos causa deterioração progressiva do sistema imunitário, facilitando o aparecimento de doenças oportunistas já que O VIH infecta células vitais no sistema imunitário, como os linfócitos T auxiliares CD4+.
. Os primeiros casos relatados de AIDS datam de 1980 e desde este ano até junho de 2007, foram identificados 474 mil casos, só no Brasil
Existem duas variações do vírus o HIV-1 e o HIV-2.
Há pessoas geneticamente imunes ao vírus já que nasceram com uma mutação.
“A infeção por VIH em seres humanos é atualmente uma pandemia. Cerca de 0,6% da população mundial está infetada com o VIH. Entre 1981 e 2006, a SIDA foi responsável pela morte de mais de 25 milhões de pessoas.”
O vírus do HIV tem as seguintes características:
a) A maior parte das pessoas infetadas com VIH desenvolve SIDA.
b) Sem tratamento, cerca de nove em cada dez pessoas infetadas com VIH desenvolve SIDA após de 10-15 anos.
c) O tratamento com antirretrovirais aumenta a esperança de vida de portadores do VIH, mesmo que a infeção tenha já evoluído para um diagnóstico de SIDA.
2. HIV pode ser:
a) HIV-1 1 é o mais virulento, mais infeccioso e