Gemeos bivitelineos
Dois fatores aumentam as chances de a mulher ter gêmeos Bivitelinos, se a avó também tiver tido gêmeos Bivitelinos (fator genética) ou se tiver entre os 30 e 39 anos de idade.
Os gêmeos univitelinos (idênticos, monozigóticos) são formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide sofre posteriormente uma divisão. Eles terão o mesmo sexo, a mesma carga genética, mas podem ter leve diferença na cor dos cabelos ou formato do rosto, provavelmente tenham marcas de nascimento distintas. Cerca de 1/3 dos gêmeos é univitelino. Eles podem ou não compartilhar a placenta, cerca de 10 a 15% dos gêmeos idênticos não compartilham a placenta, falamos sobre este assunto no texto “Os seus gêmeos são Bivitelinos ou Univitelinos?”.
A formação de gêmeos univitelinos ainda é um mistério para medicina, pouco se sabe sobre o motivo do óvulo fecundado se dividir. Mas não há indícios de fator genético envolvido na formação dos gêmeos univitelinos.
Portanto, o que difere os Bi dos Univitelinos é a zigosidade e não a quantidade de placenta. É importante o conhecimento sobre este assunto, os gêmeos têm o direito de saber sobre a sua formação.
Os gêmeos fraternos não são idênticos, pois são provenientes de óvulos diferentes. Durante a ovulação, a mulher libera dois ou mais óvulos e cada um é fecundado por um espermatozóide. Os zigotos formados vão se desenvolver independentes um do outro, em placentas diferentes. A constituição genética destes gêmeos é diferente, como de dois irmãos que nasceram em épocas diferentes.
Este tipo de gestação pode ocorrer quando o casal faz tratamentos para ter filhos. Em alguma técnicas, vários óvulos