Gelado de soja
3.0
ANÁLISE MACRO-AMBIENTAL
Há indícios de que o sorvete tenha surgido na antiga civilização chinesa, ao qual faziam um doce gelado com neve, suco de fruta e mel. Alexandre, o grande, é visto para a maioria dos historiadores como um introdutor do sorvete na Europa, mudando um pouco o modo de preparo: pois ao invés de utilizar a neve, diretamente, ele fez uma mistura de salada de frutas misturada ao mel que era resfriada em potes de barro guardados na neve.
Em 1292, após uma viagem do italiano Marcopolo à China, muitas inovações foram importadas para a Itália; como o sorvete feito com leite.
Por volta de 1500 esse sorvete também ficou famoso na frança, no entanto apenas a realeza desfrutava de tais novidades sofisticadas. Ao fim do século
XVIII, esses sorvetes mais cremosos já estavam presentes em todas as classes sociais, alcançando também os Estados Unidos por meio dos colonos ingleses. Mesmo que o sorvete já agradasse a maiorias sua produção ainda era muito complexa. Mas em 1846, a empresa norte-americana Nancy Johnson criou um congelador que misturava os ingredientes. Sendo que em 1851, um leiteiro chamado Jacob Fussel lançou em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, passando a produzir sorvete em grande escala.
A partir de então, o sorvete foi se tornando muito mais popular ainda nos EUA, sendo assim o maior produtor do mundo. Dando seguimento na evolução do produto no país criando assim três receitas famosas até hoje: o sundae, a banana split e o ice cream soda.
3.1
VARIÁVEIS SÓCIO-CULTURAIS
Em 1834 um navio americano chamado pelos mesmos de Madagascar trouxe enfim o sorvete ao Brasil sendo que os cariocas foram os primeiros a experimentar, o que causou um extremo alvoroço na cidade, pois todos queriam experimentar a novidade.
- 39 -
A partir de 1941 o sorvete passou a ser produzido em escala industrial no
Brasil, pela fábrica de sorvetes U.S. Harksonm que foi a primeira