gegrafia
A geologia de Angola pode ser subdividida em onze unidades regionais,cada uma das quais possuindo uma combinação diferente de jazidas minerais.Rochas sedimentares efusivas e metamórficas de coberturas de idade quartenária à terciária compreendendo areias,arenitos,burgaus e argila estendendo-se para cima de metade do território,incluindo toda a parte leste de Angola.
Sedimentos marinhosplestocénicos a cretácicos jazem numa série de bacias costeiras na margem ocidental de Angola.Sedimentos mesozóicos a paleozóicos equivalentes ao super grupo Karoo ocorrem principalmente Gabren(Cassange),uma depressão de trend geográfico(Centro Norte à Noroeste).
NIVEIS GEOLÓGICOS
Esses níveis, em diversas altitudes, podem apresentar até 1000 metros de diferença entre si, embora, esta diferença de costa não seja constante. Estas unidades geomorfológicas são constituídas por planícies muito bem marcadas nas quais se destacam elevações constituídas por rochas mais resistentes, geralmente sem cobertura de manto de intemperismo. O quarto e quinto nível possuem as suas frentes de escarpa suportada por verdadeiras muralhas de quartzito e daí a sua expressão no relevo.
Nestes níveis pode-se notar que não existe cobertura generalizada por formações superficiais e nem abundância de linhas de seixos, sendo as suas superfícies formadas predominantemente por solo de alteração de rocha. Próximo a algumas escarpas, é possível reconhecer algumas formas de depósitos ao sopé das mesmas constituídas por material coluvionar, provenientes de deslizamentos.
Os níveis mais baixos, próximo a costa, são talhados preferencialmente em sedimentos das bacias Mesozóicas de Cuanza, Benguela e na predominantemente Terciária de Moçâmedes. Os níveis intermediários, notadamente o quarto, apresenta-se já em área de rochas do embasamento cristalino na faixa central de Angola, e o quinto,