gdfgdf
Diante da transferência da corte portuguesa para o Brasil , Portugal viu-se invadido pelas tropas napoleônicas. vfdggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggA Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberalista que teve lugar em 1820 e que acarretou consequências tanto na História de Portugal quanto na do Brasil.
Índice [esconder]
1 História da Revolução
1.1 Antecedentes
1.2 A Conspiração de Lisboa (1818)
1.3 O Sinédrio
1.4 A Revolução de 1820 na Espanha
1.5 O levante no Porto
1.6 O movimento em Lisboa
2 Consequências
3 Notas
4 Bibliografia
5 Ver também
História da Revolução[editar | editar código-fonte]
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Diante da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), Portugal continental viu-se invadido pelas tropas napoleônicas. Embora batidas com o auxílio de tropas britânicas, o país viu-se na dupla condição de colónia brasileira e protetorado britânico.
A assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, que na prática significou o fim do chamado "pacto colonial" e, posteriormente, dos Tratados de 1810, garantindo privilégios alfandegários aos produtos britânicos nas alfândegas portuguesas, mergulhou o comércio de cidades como o Porto e Lisboa em uma profunda crise, de que se ressentia a sua classe burguesa.
O controle britânico