GD carboidratos lipideos
a) Número dos átomos de carbono para as oses
b) Função bioquímica
c) Número de oses ligadas por ligação glicosídica
d) Configuração
e) Outros critérios de classificação
2) Escrever a sequência e o nome de aldoses derivadas do D-Gliceraldeído e de cetoses derivadas da D-Diidroxicetona até as hexoses correspondentes. 3) Com os dois “grupos” de sequência acima, identificar, através de exemplos:
a) Aldoses enântiomeros, diasteroisômeros e epímeros
b) Cetoses enântiomeros, diasteroisômeros e epímeros
4) Fazer a reação de ciclização da D-glicose, D-manose, D-frutose e da D-ribose. Escreva o nome sistemático de cada um dos monossacarídeos acima.
5) Indicar os açúcares anômeros em sua formas alfa e beta.
6) Descrever o fenômeno da mutarrotação.
7) O que são açúcares redutores? Exemplifique.
8) Representar um trecho da sequência estrutural dos polisacarídeos: amido (amilose e aminopectina), glicogênio e celulose. Na sequência estrutural acima destacar: o tipo de ligação glicosídica, a sequência linear, os pontos de ramificação, os tipos de ligações.
9) Citar 3 exemplos de homopolissacarídeos e 3 de heteropolissacarídeos escrevendo trechos de suas sequências estruturais, destacando a unidade estrutural constituinte.
10) Estabelecer a diferença entre glicoproteínas e proteínas glicosiladas, dando exemplos.
11) Os pontos de fusão dos ácidos graxos de 18 carbonos são: ácido esteárico 69,60C; ácido oléico 13,40C; ácido linoléico -50C e ácido α-linolênico -110C. Que aspecto estrutural desses ácidos graxos pode ser correlacionado com o ponto de fusão?
12) Diferencie os tipos de empacotamento de ácidos graxos formando agregados estáveis.
13) Desenhe os triacilgliceróis que podem ser construídos a partir do ácido palmítico, ácido araquidônico e ácido láurico. Classifique-os em ordem crescente de ponto de fusão.
14) Quais são os tipos comuns de lipídeos de membrana? Exemplifique.
15) Quais são os componentes hidrofóbicos e