GATTACA - GALTON
O filme Gattaca conta a história de dois irmãos, "Vincent Anton" e "Anton", respectivamente concebidos de maneira natural e manipulados geneticamente. Ambos carregam o nome do pai, mas ao saber do resultado genético do primogênito, o pai inclui um primeiro nome diferente no filho não tão perfeito, resguardando seu nome para um segundo filho, supostamente o mais bem sucedido. O primeiro, “não-válido”, mesmo tendo predisposição a várias doenças e uma previsão de sua morte para seus 30 anos, busca realizar seu sonho contra tudo e todos, pois o que ele quer mesmo é ser um astronauta e conhecer o espeço. Para realizar esse desejo, com todo seu esforço e um pouco de corrupção do sistema ao se passar por outro jovem, supostamente “válido”, tenta superar os limites impostos ao seu destino, sendo obrigado a esconder de todos quem ele realmente é, a sua verdadeira identidade de um “não válido”.
2.1. Francis Galton
Francis Galton nasceu 16 de fevereiro de 1822 em Birmingham na Inglaterra, (1822 – 1911).
As propostas eugênicas têm sido interpretadas como posições racistas e preconceituosas, baseadas em uma visão pseudocientífica das especificidades humanas. Entretanto, Francis Galton, fundador da eugenia, procurou apresentá-la como uma ciência que fornece bases teóricas para não só compreender os mecanismos da transmissão dos caracteres entre as gerações, como também contribuir positivamente para a melhora das características do conjunto populacional.
Galton foi influenciado pela obra A Origem das Espécies, Charles Darwin. Baseado nele, Galton propôs a seleção artificial para o aperfeiçoamento da população humana conforme os critérios