Gateway
A Gateway é um fabricante de computadores que foi fundado em 1985 e começou com base em vendas diretas, sem presença no varejo. Em 1996, a empresa era um dos primeiros fabricantes de computadores a iniciar a venda online deste produto. Com o passar dos anos, a Gateway expandiu suas operações pelo mundo inteiro, com presença de vendas e manufatura na Europa e região da Ásia Oriental. Em 1999, a empresa tinha 3 fábricas nos Estados Unidos, uma fábrica na Irlanda e uma na Malásia.
No final da década de 1990, a Gateway introduziu uma estratégia agressiva de abertura de lojas de revenda Gateway em todos os Estados Unidos e, em janeiro de
2002, tinha aproximadamente 280 lojas de revenda no país. Sua estratégia foi evitar estocar quaisquer produtos acabados nas lojas de revenda e simplesmente usá-las para os clientes testarem os computadores e obterem ajuda na decisão sobre a configuração correta a adquirir. Quando os clientes faziam seu pedido, os computadores eram manufaturados conforme o pedido e entregues a partir de uma de suas fábricas.
Inicialmente, os investidores recompensaram a Gateway por sua estratégia e elevaram o preço das ações para mais de 80 dólares por ação no final de 1999. Porém esse sucesso não durou. Em novembro de 2002, as ações da Gateway caíram para menos de 4 dólares e a empresas estava perdendo uma quantidade significativa de dinheiro.
As fábricas em Salt Lake City, Irlanda e Malásia foram fechadas. Em abril de 2004, a empresa tinha fechado todos os seus pontos de revenda e reduzido o número de configurações oferecidas aos clientes. Em agosto de 2007, foi comprada pela Acer de
Taiwan por 710 milhões de dólares. Em 2008, os computadores Gateway eram vendidos por dez pontos de revenda diferentes, incluindo Best Buy e Circuit City. Como se pode imaginar, essa foi uma grande transição que a empresa experimentou.