gastronomia
Curso: Gastronomia
FUNDAMENTOS DE BUFFET
Introdução:
A indústria de buffet é um ótimo negócio para aqueles profissionais que possuem metas bem orientadas e que consideram o desafio de resolver problemas um jogo agradável.
Para ser um bom banqueteiro, é necessário que se goste de COMIDA,
FESTAS E PESSOAS. Esta carreira é muito atraente às pessoas de espírito livre, porém ela demanda uma grande dose de organização e administração, além de inspiração e criatividade. Todas as passos devem ser planejados até o último detalhe, sem que, entretanto se perca a flexibilidade para se aceitar mudanças e conseguir resolve-las.
A principal preocupação que um banqueteiro deve ter é de prover aos seus clientes um excelente serviço, incluindo comida, bebida, equipamento e mão de obra. Conquistando isto, o banqueteiro conseguirá manter uma reputação sólida e assegurará um negócio rentável.
O que faz esta carreira tão interessante na Gastronomia é que cada trabalho é único e diferente dos demais!
TIPOS DE BUFFET:
1) O banqueteiro possui seu próprio espaço. Ex: Espaço Nobre, Sobre as Ondas, Selma Duarte e outros.
2) O banqueteiro não possui seu próprio espaço (mais comum dos dois).
Geralmente o que se possui é um espaço para cozinhar e um escritório, mas não um salão fixo para realizar as festas.
É necessário que, antes que se comece qualquer um dos dois tipos de buffet, decidir sobre o que se quer realmente servir: cozinhar e servir ou serviço de entrega. A entrega da comida possui ou não algum tipo de serviço? A sua especialidade será de festas de casamento, aniversários, ou apenas pequenos jantares mais formais ou informais?
Visualize o que você quer fazer, para que possa haver um planejamento adequado de acordo com o seu desejo. Seja o mais específico possível.
Pense na comida e no serviço que você quer oferecer e nas suas habilidades e recursos. Quanto mais específico você for sobre o que irá oferecer, mais
feliz