Gastronomia
São as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria na abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
O gastrônomo pode:
- Elaborar e preparar cardápios sofisticados de acordo com a cozinha comandada;
- Especializar-se em confeitaria, preparando pratos decorados doces e salgados;
- Prestar assessoria e consultoria para restaurantes novos ou já em funcionamento;
- Vistoriar cozinhas industriais e restaurantes para verificar o cumprimento das regras de segurança alimentar;
- Criar pratos novos e
- Administrar todo o funcionamento de um restaurante.
Quem faz gastronomia precisa gostar de:
“Trabalhar muito. Não basta só cozinhar bem, tem que ser dedicada, cuidadosa, paciente, responsável e aguentar ficar de pé por muitas horas”.
Mercado de trabalho:
Os melhores postos do mercado são em cozinhas internacionais, como chefe de cozinha. A gastronomia é uma área que está em alta e a maior demanda do profissional está no eixo Rio São Paulo e na região Sul, porém o mercado é crescente no Nordeste. A instalação de hotéis e resorts de