Gastronomia
Resposta: Os nomes estoque mínimo e máximo são utilizados para descrever um modo de organizar sua empresa. Se você procurar na literatura você pode encontrar outros nomes, mas que no fundo está apenas lhe auxiliando em como controlar seu estoque.
Note que seu estoque é um ativo seu (pois você pode vendê-lo) e provavelmente você utilizou parte do seu capital de giro para adquiri-lo. Logo, você não vai querer ter um estoque muito grande, pois o custo de manutenção dele é alto (você vai precisar de mais capital de giro). Quando falamos de estoque máximo estamos falando no tamanho que seu estoque deve possuir.
Já o estoque mínimo está relacionado à segurança. Você não vai querer perder um cliente só porque não tem estoque para atendê-lo. E repor o estoque pode ser um pouco demorado (geralmente não se repõe no mesmo dia). Conhecendo seu negócio, você pode determinar qual o estoque de segurança que você quer ter.
Existe ainda um conceito importante que é o ponto de pedido. Conforme comentei no estoque mínimo, a reposição de mercadorias pode demorar. Então, por segurança, você deve solicitar a reposição do seu estoque dias antes de ele atingir seu ponto mínimo.
Exemplo. Uma pizzaria usa em média 5 quilos de mussarela por dia. Segundo o proprietário em alguns dias de pico é comum ser consumidos até 25 quilos, isto é, 20 quilos acima da média diária. O laticínio que entrega a mussarela para a pizzaria pede 1 semana (7 dias) para fazer a entrega. Como deve ser controlado o estoque?
Bom, pelos números acima, sabemos que o estoque mínimo deve ser 25 quilos, ou, sendo conservador 50 quilos. Podem ocorrer 2 dias de pico em 1 semana (prazo de entrega), porém 3 dias é muito pouco provável (deve ocorrer menos de 1 vez por ano) e o fato de você não ter que utilizar seu capital de giro neste estoque vale a pena.
Outra informação essencial é que durante o pedido da entrega serão consumidos 35 quilos de mussarela,