Gastronomia Russa
Módulo 22 – Cozinha Internacional II
Disciplina: Serviços de Cozinha/Pastelaria
Índice
Introdução 3
1. Gastronomia 4
2. Pratos tradicionais da cozinha russa 5
3. Receituário 8
4. Ementa 20
5. Conclusão 21
Webgrafia 22
Introdução
No âmbito da disciplina de Serviços de Cozinha/Pastelaria, sob orientação da professora Licínia Sousa, foi sugerido a elaboração de um trabalho para avaliação do módulo 22- Cozinha Internacional 2, denominado Gastronomia Russa.
Este trabalho tem como objetivo recolher e dar a conhecer alguns comeres característicos da região.
Para a concretização deste trabalho é necessário a pesquisa por internet, a fim de recolher a informação essencial.
1. Gastronomia
As bases da cozinha russa foram estabelecidas pelos hábitos dos camponeses em situações climáticas muitas vezes duras, com uma combinação abundante de peixes, aves domésticas e selvagens, cogumelos, bagas, e mel. Plantações de centeio, trigo, cevada e milho fornecem os ingredientes para uma grande variedade de pães, panquecas, cereais, cerveja, e vodka. Sopas condimentadas e guisados temperados com produtos da estação ou em conservas, peixes e carnes.
Todos estes alimentos totalmente nativos permaneceram sendo a matéria-prima para a grande maioria dos russos até o século XX. Desde o ponto mais extremo norte da antiga Rota da Seda, passando pelas proximidades russas do Cáucaso, Pérsia e Império Otomano tem proporcionado uma característica oriental à culinária russa e os seus métodos alimentares.
As grandes expansões do território russo, influências, e interesses ocorridos do século XVI ao XVIII trouxeram mais tipos diferentes de alimentos e técnicas mais refinadas de culinária. Foi durante este período que peixes e carnes defumadas, massas, verduras e legumes, chocolate, gelados, vinhos e bebidas alcoólicas foram importados do estrangeiro. Pelo menos para a aristocracia urbana e nobres das províncias, isto abriu as portas para a criativa integração