Gastronomia NOUVELLE CUISINE
COZINHA CLÁSSICA
NOUVELLE CUISINE
NOUVELLE CUISINE
Trabalho apresentado à disciplina Cozinha Clássica, para obtenção parcial de nota no curso de Tecnologia em Gastronomia, da Universidade de Caxias do Sul – UCS.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Entender as ideias e o conceito que circulam à volta deste tipo de cozinha é entender a devoção que estes Chefs entregam a cada prato, a cada elemento que o compõe, cada aroma, a cada sabor que dele surge.
Os anos 60 e 70 do século passado foram marcados pelo aparecimento, disseminação e quase concretização de um movimento de contracultura pelos “Hippies”. A guerra fria já começara, a Alemanha estava dividida em duas. O mundo capitalista, graças aos EUA, era bombardeado por novidades, muitos aceitavam e as incorporavam, mas outros tantos ainda resistiam. Este momento de contradições e bipolaridade também se reflete na cozinha, com alguns aspectos bem definidos.
A Gastronomia ao longo dos anos, foi se desenvolvendo, passando por mudanças e inovações importantes, e hoje está cada vez mais presente no cenário mundial. Para isso acontecer, foi necessária revoluções como a Nouvelle Cuisine, para chegar ao que é hoje, que tem por premissa a leveza e uma nova maneira de cozinhar e apresentar usada na cozinha francesa.
NOUVELLE CUISINE
Quando se fala da gastronomia na França, significa buscar suas origens, explicar a sua reputação, destacar as relações que ela mantém com as diversas produções alimentares mundiais e as suas tendências diante das novas culinárias hoje presentes, como a cozinha molecular. A indiscutível supremacia da cozinha francesa através da História Moderna e Contemporânea nos leva às suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes; a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte