gastronomia norte
Rua: Dr. Pedro Zimmermann, 385, Salto do Norte – Cep 89065-000
Curso: Superior de tecnologia em Gastronomia
Disciplina: História e Cultura da Gastronomia Brasileira
Docente: Paulo César dos Santos
Norte
Acadêmicas: Inaura dos Santos
Gabrielle Valim Cury
Mônica Beck
Silvia Fonseca
Semestre 2°/2013
Introdução
A culinária brasileira é resultante de uma grande mistura de ingredientes, tradições que foram levadas não só pela população indígena como por todas as correntes de imigração que ocorreram no período. Basicamente é formado por três raças. Obviamente a culinária é resultado dessa ascendência indígena, portuguesa e africana. Cada região do país tem sua peculiaridade gastronômica e sua culinária adaptada ao clima e a geografia. É difícil estabelecer um prato típico brasileiro. A unanimidade nacional é talvez o arroz e o feijão, cuja preparo varia conforme a região. Porém a mistura de dois ingredientes tão comuns na mesa do brasileiro, ainda não é suficiente pra resumir toda a riqueza da culinária nacional.
Desenvolvimento
Influências: A forte presença indígena com a imigração européia diferencia a gastronomia do Norte de qualquer encontrada no país. Apesar de suas raízes amazônicas, a cozinha regional sofreu influência forte dos imigrantes portugueses. Depois outros povos chegaram e deixaram seus traços culinários .
Principais ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum (açafrão brasileiro), jambu, guaraná, tucunaré, castanha do Pará.
Pratos típicos: Pato no Tucupi, Caruru, Tacacá, Maniçoba
Cultura Gastronômica: As grandes atrações são o festival Folclórico de Parintins, o Sirio de Nazaré em Belém/PA ,o Çairé em Santarém/PA e as Danças Tipicas, Marujado, Carimbó e cirandas, como Samba Lelê e outros.
Agricultura: Em relação a agricultura, tem crescido muito as plantações de soja, alem da soja outras culturas muito