Gastronomia Do Litoral Paraibano
Gastronomia do Litoral Paraibano
A mistura de raças e de pessoas e a miscigenação das várias regiões fizeram com que a culinária paraibana se transformasse num rico e variado naipe de cores e sabores que os visitantes podem encontrar em vários bares e restaurantes de João Pessoa.
O seu vasto litoral proporciona uma rica fauna marinha e peixes, camarões e lagostas, são pratos típicos da região, normalmente feitos no molho de coco e servidos em companhia de uma boa bebida.
A carne de sol tem lugar de destaque na culinária paraibana .Feita depois que descansa em leite natural, tornando-a mais macia e saborosa, é servida acompanhada de macaxeira, inhame, ou farofa matuta como é costume no sertão. A galinha torna-se um alimento dos deuses quando servida em seu próprio sangue avinagrado. Essa especialidade, conhecida como "galinha à cabidela", está presente nos principais bares da cidade e é uma das comidas típicas do paraibano.
A tapioca, o queijo de coalho assado na brasa, a pamonha, o pé-de-moleque, a canjica, também são pratos que podem ser encontrados na cidade. Muito apreciado pelos visitantes, o ensopado de caranguejo é feito com a carne embebida no leite de coco que lhe dar um sabor exótico e peculiar. O caranguejo cozinhado em água e sal com temperos é outra atração das barraquinhas da beira-mar pessoense.
Um pouco de história…
O Ciclo da Cana de Açúcar, historicamente um dos períodos da história do Brasil, em que a agricultura, leia-se monocultura, foi responsável pela organização sócio-econômica cultural nordestina. Na Paraíba, foi determinante na formação e estruturação da família patriarcal, onde o senhor de engenho tinha, sob a sua custódia, terras, produtos e pessoas, fossem elas escravas ou livres, familiares ou não. Esta custódia lhe conferia poder sobre tudo e todos, com vontade soberana e inquestionável. A casa grande, a senzala e o eito, a tríade de sustentação do engenho e da produção de açúcar, este o combustível