Gastroenterologia
A Gastroenterologia ou Gastrenterologia (do grego γαστήρ, gastér = estômago + ἒντερον, énteron = intestino), é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.
No Brasil, o médico gastroenterologista precisa concluir, além do curso de graduação em medicina, programa específico de residência médica com duração mínima de 2 anos ou experiência na área pelo mesmo tempo e ser aprovado em concurso para receber o título de especialista outorgado pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Médicos gastroenterologistas podem ainda atuar em áreas que não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que estão relacionadas à especialidade e geralmente requerem uma formação acadêmica adicional, a saber: endoscopia digestiva, gastroenterologia pediátrica, hepatologia e nutrição parenteral e enteral.
Endocrinologia
Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.
A Endocrinologia, no Brasil, foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Osteoporose na Metabologia, também conhecida por sua sigla "SBEOM". Ela realiza congressos médicos da