Gastrite
Gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Ela pode ser aguda ou crônica e é provocada por diferentes fatores.
A gastrite pode ser considerada leve, moderada ou uma pangastrite (generalizada). É causada devido ao aumento da produção de ácido clorídrico (HCL) ou pelo aumento do ácido e diminuição do muco.
O aumento da produção do ácido clorídrico pode ser devido à alimentação ou à medicamentos. Já o aumento da produção do ácido e diminuição da produção do muco pode ser devido ao stress (chamado de gastrite nervosa), pela bactéria Helicobacter pylorii. Essa bactéria foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera – ela pode gerar a neoplasia gástrica, mas antes ela causa as úlceras.
A gastrite é dividida em aguda e crônica.
1.2. GASTRITE AGUDA:
As gastrites agudas são inflamações passageiras, que tem um aparecimento súbito, com uma evolução rápida e são associadas aos agentes que podem ser:
-Medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico.
-Ácido acetil-salicílico (aspirina, AAS), anti-inflamatórios não esteroides, corticóides, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas.
-Alimentos contaminados por germes, como bactérias, vírus, ou por suas toxinas. Gastrites agudas podem conter hemorragias, com vômitos e evacuações contendo sangue. Se não forem tratadas podem evoluir para a gastrite crônica.
1.3. GASTRITE CRÔNICA:
A bactéria H. pylorii é a principal causadora da gastrite crônica, isso por elas vivem muito bem em ambientes ácidos e, com isso, podem levar à destruição da musoca que reveste e protege a parede do estômago.
Na gastrite crônica atrófica, as células da mucosa do estômago sofrem apoptose, diminuindo sua quantidade, isso faz com que haja a diminuição da produção de ácido clorídrico, importante para a esterilização do que ingerimos e para a digestão dos alimentos. A cronicidade da gastrite pode levar ao