Gastar menos do que se ganha
Gastar menos do que se ganha é a regra de ouro das finanças pessoais. Mas o problema é justamente este. Gastar menos do que o salário é o desafio de milhares e milhares de brasileiros que já integraram o cheque especial, o cartão de crédito e o crediário das lojas no orçamento doméstico. Mas e então, existe uma solução para conseguir superar este desafio? Confira algumas dicas para gastar menos do que se ganha que podem lhe ajudar.
4.1 - Gastar Menos Do Que Ganha
-Se livrar das dívidas:
A primeira e mais difícil delas é: quitar as dívidas! Para conseguir reequilibrar o orçamento e começar um novo regime financeiro, é preciso fazer um planejamento para quitar as dívidas e não fazer novas!
-.Uso do cartão de crédito:
Use, no máximo, dois cartões de crédito. O total do limite dos dois cartões deve ser a metade do seu rendimento. Quando for usar o cartão de crédito para fazer compras, parcele no mínimo de vezes possível e parcelas sem juros.
Livre-se dos cartões de crédito das lojas. Se você for olhar a sua carteira, certamente irá encontrar pelo menos três deles. Isto é um incentivo para compras por impulso.
- Evite ao máximo usar o cheque especial:
Lembre-se que ao usar o cheque especial você paga juros ao banco. E se você gosta de dar dinheiro, não é melhor dar para quem precisa?!
- Corte despesas:
Reveja os serviços que tem em casa e a lista de compras. Troque alguns produtos de marca por produtos de linha branca, que na maioria das vezes oferece qualidade muito semelhante. Escolha serviços que ofereçam opções mais baratas e com o mesmo custo-benefício. Se for preciso, troque TV a cabo, plano de saúde, etc.
-Economize:
Não faça compras por impulso, evite comer fora com muita frequência, veja a agenda cultural da cidade e aproveite os programas gratuitos… Não desperdice água, luz, telefone, comida, tempo.
-Viva de acordo com o que tem:
Esta é uma das principais dicas