Gasolina E Etanol
Alexandre Tadeu Cantarero Junior 725635
Bruno Ferreira da Silva 725774
Diego dos Santos Costa 725743
Rodrigo Bitencourt Estrela Moreira 725714
Disciplina: Química Geral e Experimental I
Engenharia Ciclo Básico
Turma: 1ºD - Noturno
Experimento n°3
Data da realização do Experimento: 24/03/2015
Responsável: Prof. Hamilton Viana
Sumário
Resumo 3
Introdução: 3
Procedimento Experimental 4
Resultados e Discussão 4
Conclusão 5
Referências 6
1º teste: Determinação do teor do álcool na gasolina comercial
Objetivo: Determinar o teor de álcool na gasolina comercial através da separação com funil.
Resumo:
A gasolina vendida no Brasil não é 100% pura. Ela contém um certo volume de etanol adicionado. O etanol é um líquido polar, mas que por apresentar uma parte que apresenta certa apolaridade na sua estrutura, também é capaz de se dissolver na gasolina, que é apolar.
Quando você adiciona uma solução de NaCl em água, você aumenta ainda mais a polaridade de solvente, que neste caso, é a água, porque ela já é apolar e quando contém NaCl, que se dissociam em íons Na+ e Cl-, a polaridade aumenta ainda mais. Por isso é que o álcool que estava dissolvido na gasolina sai da mistura gasolina + álcool e passa a ficar dissolvido na solução NaCl, formando uma mistura água + NaCl + etanol. A diferença entre o volume inicial e final da gasolina é o volume do álcool que estava dissolvido nela.
Introdução:
Etanol: O etanol não é um produto encontrado de forma pura na natureza. Para produzi-lo, é necessário extrair o álcool de outras substâncias. A forma mais simples e comum de obtê-lo é através das moléculas de açúcar, encontradas em vegetais como cana-de açúcar, milho, beterraba, batata, trigo e mandioca. O processo que utiliza essas matérias-primas é chamado de fermentação, porém há mais duas maneiras de fazer álcool, que consiste em reações químicas controladas em laboratório.
Dentre todas as