Gases
1. GASES ASFIXIANTES NO TRABALHO 3
1.1 GASES SIMPLES 3
1.1.1 Gás Carbônico (CO2): 4
1.1.2 Metano (CH4): 4
1.1.3 Etano (C4H6): 4
1.1.4 Butano (C4H10): 5
1.1.5 Acetileno (C2H2): 5
1.1.6 Oxido Nitroso (NO): 5
2. COMO EVITAR 6
3. CONCLUSÃO 6
4. BIBLIOGRAFIA 6
1. GASES ASFIXIANTES NO TRABALHO
Gases asfixiantes simples e gases narcóticos são encontrados no ambiente de trabalho todo dia, e são indispensáveis para a produção da empresa.
1.1 GASES SIMPLES
1.1.1 Gás Carbônico (CO2):
O Gás Carbônico é encontrado em combustões de matérias carbonadas, em extintores de incêndio, em indústrias de bebidas, em minas, em covas, túneis, poços, como agente refrigerador na produção de sorvetes e de alimentos congelados, na preservação de alimentos especialmente durante o transporte, como neutralizador de excesso de álcalis em indústrias químicas, é utilizada a sua forma sólida ou gasosa para produzir atmosfera inerte em lugares onde existe perigo de explosões, etc.
Ele não é totalmente inerte. Quando existe em quantidades altas no organismo, ele excita o centro respiratório e vasomotor e produz efeitos narcóticos.
Os efeitos agudos desse gás são: dificuldade na respiração, cefaleia, suores, tremores, alterações visuais, perda de consciência e em altíssimas concentrações, morte.
Os efeitos crônicos são o aumento da taxa de hemoglobina e das células vermelhas e causam efeitos deletérios na troca gasosa.
1.1.2 Metano (CH4):
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
É um gás incolor, inodoro, explosivo, mais leve que o ar. É encontrado em minas e em lugares fechados, resultado da decomposição de matéria orgânica, em poços de gás e de petróleo, em minas de carvão em sínteses orgânicas, etc. não tem efeito fisiológico apreciável exceto quando baixa a pressão